Abdominoplastia
A DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL CORRIGE AQUELE EXCESSO DE GORDURA NO ESTÔMAGO?
Nem sempre. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome). Se ele for do tipo curto, dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste essa área do corpo.
PODEREI TER FILHOS FUTURAMENTE? O RESULTADO NÃO FICARÁ PREJUDICADO?
O seu médico ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado por aquele especialista. Aconselhamos entretanto, que tenha todos os filhos programados antes de se submeter a uma dermolipectomia .
QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL?
Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente. Não são, entretanto, os quilos retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que o abdome mantenha com o restante do tronco e os membros.
É VERDADE QUE SERÁ FEITO UM NOVO UMBIGO?
Não. O seu próprio umbigo será transplantado e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que, circundando o umbigo existirá uma cicatriz que sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior. Várias técnicas existem para a reimplantação do umbigo.
QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?
Em média 90 a 120 minutos. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e retecuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Sim. Curativos especiais, trocados periodicamente pela equipe do Dr.Ferrer.
APÓS QUANTO TEMPO PODEREI TOMAR BANHO NORMALMENTE?
Geralmente o 1º banho após a cirurgia é liberado assim que os curativos são retirados pela equipe do Dr.Ferrer, assim o paciente recebera todas as recomendações do banho. Antes de ser retirado os curativos é imprescindível que o paciente mantenha os curativos secos, fazendo apenas higienização básica.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
A retirada dos pontos poderá ser iniciada em torno do 8º dia, devendo ser feita de maneira seletiva, nos dias que se seguem. Raramente a retirada total passa de 2 semanas.
APÓS QUANTO TEMPO PODEREI TOMAR SOL?
Tomar sol só é recomendado após o segundo mês de cirurgia ou após desaparecer todos as equimoses (as manchas roxas) o que pode variar de paciente a paciente.
APÓS QUANDO TEMPO POSSO DIRIGIR?
É recomendado que se volte a dirigir quando o paciente tenha certeza de que os reflexos já estejam normalizados; e que os movimentos do ato não venham a prejudicar o evolução da cirurgia no caso da abdominoplastia a liberação médica ocorre após 20 a 25 dias podendo variar conforme a evolução de cada paciente.
Blefaroplastia
EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA SE OPERAR AS PÁLPEBRAS?
Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após a terceira década.
AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.
QUANDO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Após o 3º mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos aproximadamente 25% do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subsequentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.
QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Anestesia local: de 4 a 8 horas.
Anestesia geral: 24 horas.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns. Seu médico lhe prescreverá aquele mais indicado. Não de automedique.
APÓS QUANTO TEMPO DIRIGIR?
A cirurgia de blefaroplástia é uma cirurgia bem tranquila quando se trata de pós operatório, porém é recomendado que se volte a dirigir quando o paciente tenha certeza de que os reflexos já estejam normalizados; inchaços e hematomas não dificultem a visão mas sempre consultar o Dr.Ferrer para que tenha liberação médica.
OS OLHOS FICAM MUITO INCHADOS? POR QUANTO TEMPO?
O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros existem que irão atingir este resultado após o 8º dia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existem maior inchaço das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.
Lipoaspiração e Lipoescultura
O PÓS OPERATORIO DA LIPOASPIRAÇÃO É MUITO DOLOROSA?
Apesar da dor pós operatória variar de pessoa para pessoa, as queixas dolorosas intensas não são frequentes, e, quando ocorrem, o fazem na primeira semana de pós operatório é podem ser controladas tranquilamente com analgésicos receitados pelo seu médico. Evite a auto medicação.
QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
O Paciente recebe a liberação do primeiro banho completo após a retirada dos curativos, o que ocorre aproximadamente 4 ou 5 dias após a cirurgia.
APÓS QUANTO TEMPO PODEREI TOMAR SOL?
O paciente deve ser orientado, de uma maneira geral, de que não é possível expor-se ao sol diretamente por 30 dias após a cirurgia, em nenhuma circunstância. Isto porque as cicatrizes podem escurecer e as equimoses (manchas roxas da lipoaspiração) ficarão com aspecto de tatuagem com a ação do sol.
POR QUANTO TEMPO FICAREI AFASTADA DE MINHAS ATIVIDADES?
A cirurgia de lipoaspiração é requer pouco tempo de repouso apenas 3 dias é suficiente para que o paciente volte a suas atividades normais.
EM QUANTO TEMPO POSSO DIRIGIR?
A Paciente poderá voltar a dirigir a partir do 8º dia desde que note-se que os reflexos estão em perfeita recuperação.
POR QUANTO TEMPO DEVO UTILIZAR A CINTA?
A cinta pós cirúrgica deve ser utilizada aproximadamente por 2 meses diariamente, podendo ter exceções conforme o caso de cada paciente.
QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Pode variar de alguma horas até 1 dia.
Mamoplastia
POR QUANTO TEMPO FICAREI SEM LEVANTAR OS BRAÇOS?
É de extrema importância que a paciente não levante os braços, ou carregue peso por no mínimo 20 dias.
AQUANDO PODEREI TOMAR SOL?
A paciente é orientada, de uma maneira geral, de que não é possível expor-se ao sol diretamente por 30 dias após a cirurgia, em nenhuma circunstância. Isto porque as cicatrizes podem escurecer e as equimoses (manchas roxas) também.
QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETAMENTE?
A Paciente recebe a liberação do primeiro banho completo após a retirada dos curativos, o que ocorre aproximadamente 4 ou 5 dias após a cirurgia.
QUANDO PODEREI IR A ACADEMIA?
Depende do tipo de exercícios. Aqueles relativos aos membros inferiores, poderão ser reiniciados entre 10 a 15 dias, evitando-se o “alto impacto”. Os exercícios que envolvam o tórax, geralmente devem aguardar além de 30 a 45 dias.
POR QUANTO TEMPO FICAREI COM SUTIÃ PÓS CIRURGICO?
A paciente é orientada a utilizar o sutiã pós cirúrgico por no mínimo 1 mês.
A paciente é liberada para dirigir após 25 a 30 dias após a cirurgia.
MAMOPLASTIA É UMA CIRURGIA DOLOROSA?
Geralmente não. Este pós-operatório é bastante confortável, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados pelo seu médico. Evite a auto medicação.
Rinoplastia
A RINOPLASTIA É UMA CIRURGIA DOLOROSA?
Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório bastante confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos.
POR QUANTO TEMPO FICAREI COM O CURATIVO?
O curativo com gesso é utilizada entre 7 e 10 dias, após a retirada do gesse é usado um curativo para conter o inchaço por aproximadamente mais 10 dias.
QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETAMENTE?
Após a retirada do gesso, que ocorre entre 7 e 10 dias.
É POSSIVEL ESCOLHER PARA O MEU FUTURO NARIZ A FORMA QUE DESEJAR?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter.
QUANDO PODEREI TOMAR SOL?
Geralmente após o 3º dia pós-operatório, não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol da rua. Se a face apresentar equimoses ( aquelas manchas características de infiltrado sanguíneo), deverá ser utilizado um cremo foto protetor FPS 30 na face, evitando-se exposições ao sol diário. Entretanto, para exposições longas (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de 30 a 45 dias.
EM QUAL POSIÇÃO DEVEREI DORMIR NOS PRIMEIROS DIAS?
Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima , sempre que possível.
Ritidoplastia (lifting facil)
A RITIDOPLASTIA É UMA CIRURGIA DOLOROSA?
As queixas dolorosas intensas não são frequentes, e , quando ocorrem , o fazem na primeira semana de pós operatório o que pode ser controlado tranquilamente com analgésicos receitados pelo seu médico. Evite a auto medicação.
EM QUANTO TEMPO POSSO RETORNAR AS MINHAS ATIVIDADES?
É recomendado que a paciente tenha pelo menos uma semana de repouso. Podendo retornar as suas atividades habituais normalmente o que pode variar de acordo com o dia a dia de cada paciente.
É recomendado que se volte a dirigir quando o paciente tenha certeza de que os reflexos já estejam normalizados; inchaços e hematomas não dificultem a visão mas sempre consultar o Dr.Ferrer para que tenha liberação médica.
Geralmente após o 3º dia pós-operatório, não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol da rua. Se a face apresentar equimoses aquelas manchas características de infiltrado sanguíneo), deverá ser utilizado um cremo foto protetor FPS 30 na face, evitando-se exposições ao sol diário. Entretanto, para exposições longas (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de 30 a 45 dias.
QUANDO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Após o 2º mês já se nota o resultado, considerando que a evolução depende de paciente a paciente.
Otoplastia
QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?
Geralmente em torno de 90 a 120 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS? HÁ DOR?
Em torno do 8º dia. Não existe dor na retirada.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório. Quando houver esta intercorrência, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.
A CIRURGIA DA ORELHA EM ABANO DEIXA CICATRIZES?
A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar quase imperceptíve
Faz -se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas tipo “ballet”ou “tênis”
Dermolipectomia de Coxa ou braços.
QUANDO ESTA CIRURGIA É INDICADA?
Após processo grande de emagrecimento, alternância constante de peso ou o passar dos anos, surge a “indesejável” flacidez na pele dos braços e coxas. Este procedimento é indicado quando há sobra de pele considerável a qual a (o) paciente prefere substituir por uma cicatriz.
ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIIZES?
Nos braços localizam-se nas axilas ou parte interna, dependendo do grau de flacidez. Nas coxas localizam-se na virilha ou parte interna, também dependendo do grau de flacidez.
QUANDO POSSO RETOMAR AS ATIIVIDADES ABTUAIS?
Entre 10 e 15 dias. A prática de exercícios só deve ser retomada após 30 dias, com movimentos leves. Para exercícios de "alto impacto", o ideal será esperar 60 dias.
QUAL PERIODO DE INTERNAÇÃO?
QUANDO SÃO RETIRADO OS PONTOS?
Quando houver pontos a serem retirados, estes o serão de 7 a 15 dias.
QUANDO PODEREI TOMAR BANHO POR COMPLETO?
Geralmente 4 dias após a cirurgia.
Protese Mamaria
COLOCANDO PROTESE DE MAMA, PODEREI AMAMENTAR NORMALMENTE?
A cirurgia de prótese mamaria é uma cirurgia muito tranquila, portanto não interfere na amamentação.
HÁ UM LIMITE DE IDADE PARA A COLOCAÇÃO DE IMPLANTES MAMARIOS?
É necessário que os seios estejam completamente desenvolvidos; ao redor dos 15 ou 17 anos os caracteres sexuais secundários já estão completamente desenvolvidos.
QEM QUANTO TEMPO PODEREI VOLTAR AO TRABALHO?
Pode levar de 2 a 4 dias até duas semanas, dependendo da técnica empregada (na colocação acima do músculo a recuperação é mais rápida) depende da evolução de cada paciente.
QUANDO APARECEM OS RESULTADOS DEFINITIVOS?
Após a cirurgia há um inchaço que leva cerca de dois meses para desaparecer. O formato definitivo do seio só aparece em torno de seis meses após a cirurgia.
A CIRURGIA DEIXA CICATRIZES?
As cicatrizes são inevitáveis, mas costumam ser pequenas e ficar escondidas. O corte para colocação da prótese pode ser feito sob a mama (no sulco entre o seio e o tórax), ao redor da aréola ou na axila.
QUANDO PODEREI TOMAR BANHO POR COMPLETO?
A paciente é liberada para o primeiro banho geralmente entre 3 e 4 dias que é quando ocorre a retirada dos curativos.
O pós-operatório desta cirúrgica é doloroso?
Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas e tome os medicamentos prescritos, porem, o limiar de dor varia muito de paciente para paciente, ou seja, temos paciente que referem não ter usado mais que algumas gotas de dipirona nos primeiros dois dias, enquanto outras referem dor mais intensa nos primeiros cinco dias, necessitando de analgésicos mais potentes. De modo geral, pode ocorrer manifestação dolorosa, mas que facilmente cederá com os analgésicos receitados.