Compartilhe:Redes socias


logo

CORREÇÃO DE CICATRIZ




Correção de cicatriz


cicatriz

Definição: A cirurgia de correção de cicatriz reduz a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o seu tom de pele e a textura circundante.

Importância da cirurgia: As cicatrizes são sinais visíveis que permanecem após uma ferida ser cicatrizada, sendo resultado inevitável de lesão ou cirurgia, e seu desenvolvimento pode ser imprevisível. A má cicatrização pode contribuir para o surgimento de cicatrizes desfavoráveis. Mesmo uma ferida que cicatriza bem pode resultar em cicatriz precária em sua aparência. Suas opções de tratamento variam de acordo com o tipo e o grau de cicatrização e podem incluir:

• Tratamentos tópicos simples,
• Procedimentos minimamente invasivos,
• Revisão cirúrgica com técnicas avançadas de fechamento da ferida.
A cirurgia de correção de cicatriz destina-se a minimizar a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o seu tom de pele e a textura circundante. Apesar da correção da cicatriz proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar uma cicatriz que tenha má cicatrização, uma cicatriz não pode ser completamente apagada.
Cicatrizes causadas por acidentes ou cirurgia são imprevisíveis. A maneira que uma cicatriz se desenvolve depende muito da maneira como seu corpo se recuperaria da lesão inicial ou nas competências do cirurgião. Muitas variáveis podem afetar a severidade da cicatrização, incluindo o tamanho e a profundidade do corte, o suprimento de sangue na área afetada, a espessura e a cor de sua pele e a direção da cicatriz. Quanto à aparência da cicatriz incomoda você, é claro que é um assunto pessoal. Enquanto nenhuma cicatriz pode ser removida completamente, cirurgiões plásticos podem melhorar a aparência da cicatriz, fazendo-a menos obvia através da injeção ou aplicação de certos esteroides ou através de procedimentos cirúrgicos conhecidos como correção de cicatriz.

Tomar a decisão: Muitas cicatrizes que parecem grandes e não atrativas no início, podem se tornar menos notáveis com o tempo. Algumas podem ser tratadas com esteroides para aliviar os sintomas como coceira e ardor. Por essas razões, recomenda-se aguardar um ano ou mais após a lesão ou cirurgia antes de decidir a fazer uma correção de cicatriz. Se há um incomodado com uma cicatriz o Dr. Ferrer irá examinar você e discutir os métodos possíveis para tratar sua cicatriz, os riscos e benefícios envolvidos e os possíveis resultados. Seja franco ao discutir suas expectativas e tenha certeza que elas são realísticas. Não hesite em fazer qualquer pergunta ou expressar qualquer preocupação que você possa ter.

Riscos e incertezas: Embora uma correção de cicatriz normalmente seja segura, sempre há uma possibilidade de complicações que podem incluir infecção, sangramento, uma reação à anestesia ou a recorrência de uma cicatriz antiestética. Você pode reduzir os riscos seguindo estritamente as recomendações, tanto antes da cirurgia quanto nos cuidados de acompanhamento.

Cicatrizes de Queloides: Quelóides são grupos de tecidos de cicatrização espessos, rugosos que coçam, e que crescem além dos limites do corte ou incisão. Normalmente, eles são avermelhados ou mais escuros em relação à pele em volta. Quelóides ocorrem quando o corpo continua a produzir as sólidas fibras protéicas conhecidas como colágenos, após a recuperação da lesão. Os quelóides podem surgir em qualquer lugar do corpo, porém, eles são mais comuns no tórax, nos lobos da orelha e nos ombros. Eles ocorrem mais comumente em pessoas de pele escura que nas com pele clara. A tendência em desenvolver quelóides diminui com a idade. Habitualmente, os quelóides são tratados com injeção de esteróides diretamente no tecido da cicatriz para reduzir a vermelhidão, a coceira e a queimação. Em alguns casos , eles também irão encolher a cicatriz . Se o tratamento com esteróides for inadequado, o tecido da cicatriz poderá ser removido e o corte aproximado com uma ou mais camadas de pontos cirúrgicos. Geralmente, este é um procedimento ambulatorial, realizado com anestesia local.

Cicatrizes hipertróficas: Cicatrizes hipertróficas são comumente confundidas com quelóides, uma vez que ambos tendem a ser espessos, vermelhos e elevados. Porém, cicatrizes hipertróficas permanecem dentro dos limites da incisão original, ou corte. Elas normalmente melhoram sozinhas – embora isso possa levar um ano ou mais - ou com ajuda de aplicações ou injeções de esteróides. Se uma ação conservativa não parecer ser efetiva, as cicatrizes hipertróficas podem ser melhoradas cirurgicamente. O cirurgião plástico irá remover o excesso do tecido, e pode reposicionar a incisão, então ela irá se recuperar de uma forma menos visível. Esta cirurgia poderá ser realizada com anestesia geral ou local, dependendo da localização da cicatriz e do que você e seu cirurgião decidir. Você poderá receber injeções de esteróide durante a cirurgia e nos intervalos de até dois anos após a cirurgia para prevenir uma cicatriz espessa no local da correção.

Contraturas: Queimaduras ou outras lesões resultantes em perda de uma grande área de pele poderá formar cicatrizes que repuxam os limites da pele, um processo chamado contração. A contratura resultante pode afetar os músculos adjacentes e os tendões, restringindo os movimentos normais. Corrigir a contratura usualmente envolve remover a cicatriz e substituí-la com um enxerto de pele. Em alguns casos, um procedimento conhecido como Z-plastia poderá ser utilizado. Novas técnicas, como expansão de tecido, estão sendo realizadas com um importante crescimento. Se a contratura existir por algum tempo, você poderá precisar de fisioterapia após a cirurgia para restabelecer as funções totais.

Cicatrizes faciais: Devido a sua localização, uma cicatriz facial é frequentemente considerada um problema cosmético, sendo ou não hipertrófica. Existem várias maneiras de tornar uma cicatriz facial menos notável. Comumente, é simplesmente cortada e aproximada com minúsculos pontos cirúrgicos, deixando uma cicatriz mais fina e menos notável. Se a cicatriz estiver ao longo das linhas naturais da pele (ou “linhas de relaxamento”), o cirurgião poderá estar apto a reposicioná-la paralelamente à essas linhas, onde serão menos evidentes. (Veja Z-plastia). Algumas cicatrizes faciais podem ser suavizadas utilizando uma técnica chamada dermabrasão, uma controlada fragmentação da camada de cima da pele utilizando uma lixa manual rotatória de alta velocidade. A dermabrasão deixa a superfície da pele suave, mas não completamente livre da cicatriz.

Z-plastia A Z-plastia é uma técnica cirúrgica utilizada para reposicionar uma cicatriz o mais próximo possível às linhas naturais e vincos da pele, onde ela será menos notável. Isso também poderá aliviar a tensão causada por uma contratura. Nem todas as cicatrizes são passíveis de uma Z-plastia, portanto, pode requerer um cirurgião plástico experiente para fazer os julgamentos necessários. Neste procedimento, a cicatriz antiga é removida e novas incisões são feitas de cada lado, criando pequenos retalhos triangulares de pele. Estes retalhos são rearranjados para cobrir o corte em um ângulo diferente, dando à cicatriz um formato de “Z”. O corte é aproximado com finos pontos cirúrgicos, que são removidos em alguns dias. A Z-plastia é usualmente realizada como um procedimento ambulatorial com anestesia local. Enquanto a Z-plastia pode fazer algumas cicatrizes menos obvias, ela não irá fazê-las desaparecer. Uma porção da cicatriz ainda irá permanecer fora das linhas de relaxamento.

Transplante de pele (enxerto) e cirurgia de retalhos de tecido: Transplante de pele e retalhos de tecidos são mais sérios que outras formas de cirurgia de cicatriz. Eles são preferivelmente realizados em um hospital como procedimento hospitalar, utilizando anestesia geral. A área tratada pode levar várias semanas ou meses até se recuperar e um traje de suporte ou bandagem poderá ser necessários por até um ano. Enxerto envolve a transferência de pele de uma parte saudável do corpo (Lugar doador) para cobrir a área lesada. Se diz que o enxerto “pegou” quando novos vasos sangüíneos e um tecido de cicatrização é formado na área afetada. Embora a maioria dos enxertos de sua própria pele são bem sucedidas, algumas vezes o enxerto não pega. Além de que, todos os enxertos deixam algumas cicatrizações no lugar doador e receptor. Cirurgia de retalhos de tecidos é um procedimento complexo que a pele, juntamente com sua gordura, vasos sanguíneos e, algumas vezes, os músculos são movidos de uma área saudável do corpo para a área afetada. Em alguns retalhos, o suprimento sanguíneo permanece anexado ao final do lugar doador; em outros, os vasos sanguíneos do retalho são reanexados aos vasos do novo lugar utilizando cirurgia microvascular. Enxerto de pele e cirurgia de retalhos de tecidos podem melhorar muito bem a função da área cicatrizada. Os resultados cosméticos podem ser menos satisfatórios, uma vez que a cor e a textura da pele transferida pode não combinar precisamente com a pele ao redor da área. No geral, a cirurgia de retalhos de tecidos produz um melhor resultado cosmético que o enxerto.

Recomendações pós-cirúrgico: Com qualquer tipo de correção de cicatriz, após a cirurgia, é muito importante seguir as instruções de seu cirurgião para assegurar que o corte irá se recuperar apropriadamente. Embora você esteja se sentindo bem rapidamente, seu cirurgião lhe avisará para que retome suas atividades normais gradualmente. Enquanto se recupera, tenha em mente que nenhuma cicatriz pode ser removida completamente; o grau de melhora depende do tamanho e direção de sua cicatriz, da natureza e qualidade de sua pele e quão bem você cuidar de seu corte após a operação. Se sua cicatriz parecer pior que a primeira, não entre m pânico, os resultados finais de sua cirurgia não deverão estar aparentes em até um ano ou mais.



CIRURGIAS ESTÉTICAS E COSMÉTICAS
CIRURGIAS REPARADORAS
MEDICINA ESTÉTICA