Definição:
Calvície ou alopecia designa a perda de pêlos ou cabelos total ou parcial, temporária ou definitiva em qualquer região do corpo humano que tenha pêlos ou cabelos.
Finalidade
A queda de cabelo é causada, principalmente, pela combinação de envelhecimento, alteração hormonal e histórico familiar de calvície. Quanto mais cedo se inicia a queda capilar, mais severa a calvície se tornará. A queda de cabelo também pode ser causada por queimaduras ou trauma, caso em que a cirurgia de transplante capilar é considerada um tratamento reconstrutor.
A perda de cabelos no ser humano leva a graus variáveis de insatisfação, visto que eles são um dos fatores mais importantes para estética da face.
A calvície androgenética ou hereditária as mais comuns na população, ocorre na grande maioria em homens, porém também podemos observar em mulheres.
Como o próprio nome diz é causada por uma alteração hormonal que é passada de pai para filho. Esta alteração hormonal faz com que a enzima 5 alfa redutasse, transforme testosterona em diidrotestosteronas enfraquecendo o folículo pilosos. No homem o cabelo acometido é o da frente e o de cima da cabeça. Não é apenas o homem que é vítima da calvície, a mulher também pode ser afetada por este problema, devido a alterações de tireóide, menopausa ou deficiência de vitaminas.
Causas da Calvície
A calvície mais comum, a masculina, geralmente é causada por influência do hormônio masculino – é a alopecia androgênica. Hoje se sabe que existem áreas nos cabelos que possuem um código genético para a calvície, enquanto outras áreas não possuem este gene. Outras causas de calvície são a seborréia, o excesso de oleosidade, o estresse, o fumo e má alimentação.
Tipo de Anestesia:
A anestesia realizada é geralmente local ou local com sedação, mas em casos especiais pode ser realizado sob anestesia geral.
Técnica utilizada na cirurgia
Existe uma região do couro cabeludo, no dorso e nos lados da cabeça, que não possui o gene da calvície e que não sofrem esta ação hormonal, estas são as regiões das quais se extraem os fios a serem transplantados. Antigamente se usava uma técnica que transplantava tufos de cabelos, ocasionando um aspecto inestético, como "cabelos de boneca". Hoje com novas técnicas é possível transplantar somente de 1 a 3 fios por unidade, resultando em um aspecto totalmente natural. Como são do próprio paciente, lembrando que não existe rejeição aos transplantes.
Indicação
É indicado a partir dos 18 anos realizar um transplante capilar, com exceção de calvícies muito extensas, na qual a área doadora é muito pequena, não permitindo um bom resultado.
O planejamento cirúrgico é feito sempre visando a naturalidade da aparência. Na área frontal, o médico e o paciente decidem como será desenhada a "linha frontal", sendo que nesta área somente são utilizados enxertos com apenas 1 fio. Na área central são utilizados enxertos com 2 fios e na área da coroa são utilizados enxertos com 3 fios. Em uma sessão cirúrgica são transplantados no máximo de 4 a 5.000 fios. É possível dependendo da área da calvície, que seja necessária uma segunda sessão após alguns meses, para melhor resultado.
Duração da cirurgia:
Essa cirurgia tem duração de aproximadamente de 4 horas, sendo possível ter alta hospitalar no mesmo dia.
Recomendações Pós-operatórias:
• A área doadora fica com uma fina cicatriz, entremeada pelos cabelos e totalmente escondida no pós-operatório.
• Na região dos transplantes formam-se pequenas crostas, que em um período de 1 a 2 semanas se desprendem, levando consigo os fios transplantados. Ao final de 3 meses, começam a crescer os novos cabelos a partir das raízes que foram transplantadas. A partir daí os cuidados são os normais.
• Os fios transplantados não irão cair nunca, pois não têm o gene sensível ao hormônio masculino.
CIRURGIAS ESTÉTICAS E COSMÉTICAS |
CIRURGIAS REPARADORAS |
MEDICINA ESTÉTICA |
|